sexta-feira, 27 de outubro de 2017

A batalha contra o diabo

Depois de muito tempo, ontem eu assisti ao filme: Quarto de guerra e recomendo para todos os irmãos. E o mais precioso, não é a fotografia, a direção, ou o figurino que, com certeza, passaram longe do tapete vermelho do Oscar. Mas a essência, a mensagem que Deus colocou nos frames desta modesta obra cinematográfica, pelo menos para muitos.


O filme em si é muito bem pensado. Mas se você não está familiarizado com a linguagem pentecostal talvez considere alguns diálogos difíceis de entender/ aceitar.

O poder da oração

O filme é sobre como as nossas vidas estão nas mãos de uma força maior e maligna que, se procurarmos na Bíblia, rege este mundo.
"Então o diabo o levou a um lugar muito alto e lhe mostrou, em uma fração de tempo, todos os reinos do mundo. E lhe propôs: “Eu te darei todo o poder sobre eles e toda a glória destes reinos, porque me foram entregues e tenho autoridade para doá-los a quem bem entender. Portanto, se prostrado me adorares, tudo isso será teu!” Contudo Jesus lhe afirmou: “Está escrito: ‘Ao Senhor teu Deus adorarás e só a Ele darás culto’”." (LC 4.5:8)
O diálogo acima, é entre Jesus Cristo e o diabo durante a tentação no deserto. Perceba que a frase: "porque me foram entregues[...]", denota que, o diabo, é o dono deste mundo.

Pode parecer meio estranho, simplesmente Deus entregar ao diabo logo a terra, lugar para o qual também somos, direi: enviados. A razão? Bem pergunte a Deus se tiver oportunidade.

A batalha é grande


Recentemente li alguns livretos da missão Portas Abertas, presente por eu ter ajudado no DIP. O primeiro tem como tema e título: Fé. O que ainda estou lendo: Oração. O primeiro é mais voltado para a perseguição que todos nós passamos e diga-se de passagem, muitos de nós só lembramos dos irmãos no Oriente Médio quando se fala de perseguição, contudo, existem graus de perseguição e tanto você, quanto eu, sofremos perseguições. O segundo, fala do poder da oração.

Alerto que já uma batalha praticamente invisível aos olhos humanos. Travadas nas regiões celestiais, aparentemente inofensivas, longe dos nosso olhos, mas muito mais perto do que podemos achar. E é nesta batalha que é decidido muito de nossas vidas.

É intrigante termos a noção disso apenas depois que entregamos nossas vidas a Cristo. Não é raro ouvir de alguém: "Quando eu farreava, nunca faltava dinheiro. Agora que sou cristão de verdade, falta até para comer!" A explicação: Antes você fazia a vontade do diabo, agora, pertencendo a Cristo, você é atacado por todos os lados.

Daniel e a resposta de suas orações

Deus é um ser muito interessante. Eu estava pensando em uma passagem sobre Daniel que fala da resposta a uma de suas orações, quando então me deu uma vontade enorme de assistir ao filme. Antes, devo alertar que, Daniel, era um homem de oração, orava três vezes ao dia; fazia o seu papel sendo homem íntegro e temente a Deus. Nesta altura, havia jejuado por três semanas e estava impaciente pois a resposta de suas orações não chegavam.

E depois de algum tempo, Daniel teve uma visão e um anjo lhe disse:
Não temas, Daniel, porque desde o primeiro dia em que aplicaste o teu coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, são ouvidas as tuas palavras; e eu vim por causa das tuas palavras. Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu vinte e um dias, e eis que Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me, e eu fiquei ali com os reis da Pérsia.” (Daniel 10:12-13) 
Perceba a afirmação: "desde o primeiro dia em que aplicaste o teu coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, são ouvidas as tuas palavras" [...]. Ou seja, as orações de Daniel foram ouvidas e prontamente atendidas, contudo, algo aconteceu: "Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu vinte e um dias, [...]. E este fato é a razão desta postagem e a relação que vi no filme e nas nossas vidas.

A estratégia


Não servi nas forças armadas. Mas acredito que se há algo que pode derrotar um inimigo é o ataque por duas frentes (dois lados). Imagine um exército vindo em sua direção com todo o seu poder e fúria. Que estratégia usaria? E se eu lhe dissesse que você poderia ter a ajuda de um outro exército atacando o seu inimigo por trás? Ficaria mais plausível a sua vitória?

Nós temos a tendência de entregar tudo nas mãos de Deus e somos ensinados a "descansar no Senhor". Me perdoem os que acreditam nisso, mas estou vendo que não devemos agir bem assim. O "descansar no Senhor" não quer dizer que devemos orar uma única vez e pronto. Vejo mais isto como um ato de covardia de nossa parte, pois o problema também é nosso e nos acomodamos a deixar de orar por aquilo que desejamos.

Ora, se Daniel teve as respostas de suas orações atrapalhadas por Satanás, acredita mesmos que as nossas não serão? Não quero dizer aqui que devemos ficar todo o tempo orando para obter as mesmas coisas, pedindo, pedindo e pedindo. Mas sim, pedir e ficar glorificando o Senhor na certeza que, se nossos pedidos são agradáveis a Deus, Ele fará assim como desejamos.

Atacar o inimigo, depois de suas orações a Deus pode parecer para muitos um problema. O inimigo com certeza não ficará parado enquanto você ficar em oração, glorificando e dando a Deus o seu devido louvor e adoração. Vem  ataque certo. Mas e você, vai recuar? Costumo a dizer, quando vou evangelizar e estou de certa forma triste pelas batalhas infindáveis, que eu levo comigo dois botijões de gás. Se o diabo aparecer, eu explodirei tudo.

As vezes, quando a minha filha me pedi algo e eu nego, ela fica repetindo o mesmo pedido por minutos a fio. Com certeza isto me irrita, mas na mente dela, de tanto ela insistir, eu posso mudar de ideia. Mas quando eu lhe falo: "Eu já ouvi!" ela sai e fica me olhando de longe com aquele olhar de: "Não esqueça do que eu lhe pedi". O olhar dela é como se fosse as nossas orações. Não precisamos ficar repetindo os nossos pedidos, Deus já os sabe, mas devemos sim é nos conter em ficar agradecendo a resposta em nossas orações - independente da que for dada. Que tal experimentarmos pedir algo a Deus e as demais orações só ficarmos agradecendo a resposta?

Conclusão

Engana-se quem acha que o diabo não existe. Quando evangelizo, vez ou outra eu pergunto se a pessoa acredita em Deus numa escala de 0 a 10. Geralmente Deus recebe a nota mais alta. Então pergunto, o quanto ela acredita no diabo. As notas sempre são baixas. Ledo engano. A mesma nota que se dá para Deus, devemos dar ao diabo. Entenda que não uma nota de congratulação, mas de acreditar em sua existência e em sua influência nas nossas vidas. Se dou nota 10 para Deus e 2 para o diabo, ele - o diabo, pode usar de suas sorrateiras artimanhas do tipo: "Cheira uma vez só, não vai lhe fazer mal" - assim sendo, a importância dos nossos deslizes podem passar desapercebidos por acreditarmos na mentira de que "tudo é normal..." "Deixe de ser careta..."

Entender e aceitar que existe um mundo espiritual e que a todo instante há uma batalha sendo travada, nos faz ficar alertas para as armadilhas que podemos encontrar neste mundo. Sermos prudentes quando vemos algo que é tentador, observar o que aquele fato realmente é de verdade é o primeiro passo para encaramos as batalhas que todos nós temos que enfrentar.

Não se engane, a vida do seu irmão não é tão próspera assim. Nunca é tão fácil e nunca está um mar de rosas. O inimigo é fugaz e ataca sempre na área que mais somos vulneráveis. Quer uma prova? Pare e pense: O que neste momento está faltando na sua vida? A situação financeira está difícil por exemplo? Já reparou que todos os problemas vão direito para esta área?


E o que dizer dos filhos? Você vive na igreja, aparece mais por lá do que o pastor. Mas seus filhos estão afastados, tornaram-se viciados ou tem ódio da igreja. Se passa por isso, a falta de dinheiro não tira muito o seu sono não é? Sabe o motivo? O diabo sempre ataca naquela área que somos mais vulneráveis.

Portanto meus amados, o jejum e a oração, são as nossas armas para batalhar junto com Deus. Acho - isto vem de mim, que quando você ora para Deus pedindo algo realmente importante, Deus deve dizer: "A peleja é minha meu filho." Então Ele - Deus, vai batalhar por você.

Mas Deus, olha para trás e vê ali, no campo de batalha, com a couraça desajustada, as alpargatas maiores do que os seus pés, o escudo pesado e a espada pouca afiada de um ser tão pequeno e indefeso... Deus olha e deve pensar: "Meu filho amado, não retrocedeu. Quer ficar junto ao seu Pai e guerrear? Vamos, vem comigo, vamos para a batalha contra o diabo!"

E você? Está pronta para a batalha?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá,

Obrigado por comentar. Iremos avaliar o seu comentário para depois publicá-lo ou não. Não temos ninguém que faça a correção dos nossos textos, portanto, caso encontre algum erro, por favor, entre em contato que teremos o maior prazer em corrigi-lo.

Que Deus o abençoe!