sexta-feira, 29 de abril de 2016

Você é uma marionete nas mãos de Deus?

Hoje em minha leitura da Bíblia pela manhã, algo me chamou a atenção. Estaria Deus controlando todos os passos de nossa vida? Se não, podemos então creditar coisas inexplicáveis a coincidências. Se sim, até os nossos pecados poderemos então colocar a culpa em Deus e assim escaparmos da condenação eterna. Mas então: Você é uma marionete?

Foto: Pixabay

Um plano

Quem gosta realmente de ler a Bíblia e mais do que isso, estudá-la, deve ter percebido que todos os assuntos da mesma, remetem as profecias sobre o messias - Jesus Cristo. Entretanto, muitos vão além disso e ao ouvir de outros a celebre frase: "Deus tem um propósito para a sua vida!", enchem-se de orgulho e acreditam que Deus, olhou para você lá do céu e disse algo exclusivamente para você. Acredita nisso? Se sim ou se não, deixe eu colocar as minhas considerações.

Foto: Pixabay


O propósito de Deus na vida de cada um, indiscutivelmente, é chamar ao arrependimento, levar à salvação. Pois como Paulo escreveu em 1Timóteo 2.4:
[...] que deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade.
Percebam que a palavra "deseja" já nos mostra algo que se espera. Entretanto, nem todos ouvirão este chamado. Portanto, algo que se espera não necessariamente será obtido, cabendo a cada um, se direcionar aquilo que deseja.


Uma realidade

Minha leitura está em Mateus 26.53:54, que diz:
53 Você acha que eu não posso pedir a meu Pai, e ele não colocaria imediatamente à minha disposição mais de doze legiões de anjos?
54 Como então se cumpririam as Escrituras que dizem que as coisas deveriam acontecer desta forma?
Vamos nos voltar ao versículo 53, no qual Jesus explica que mesmo nesta situação, Ele poderia reverter tudo sem a ajuda dos discípulos. E no versículo 54 explica o motivo. Cristo sabia de sua missão, tanto que em Mateus 26.2, Jesus prediz a sua crucificação indicando até que seria em dois dias:
"Como vocês sabem, estamos a dois dias da Páscoa, e o Filho do homem será entregue para ser crucificado."
Foto: Pixabay

Então, podemos concluir que, a vida de Jesus Cristo seguiu um plano que desde muito tempo atrás fora estabelecido. Mas e quanto a mim e a você? Teria Deus um plano maior do que a salvação? - sendo este ao meu ver o maior plano.

Na prática

Este assunto daria um livro, cheio de indicações de versículos, passagens, estudos. Poderia falar de Jonas no qual Deus mandou ir para a cidade de Nínive e este não queria ir, mas acabou "sendo sequestrado" e deixado na cidade. Ou de Sansão, que tinha como missão acabar com os Filisteus mas resolveu ir "namorar", entretanto, acabou com muitos filisteus derrubando as colunas do templo em sua morte. Temos na Bíblia muitos exemplos de Deus controlando a vida de pessoas em prol de seu plano soberano. Mas, minha intenção, por enquanto, é dar uma pincelada e estimular você a debruçar-se em busca da verdade. Mas tenho algo para finalizar esta postagem que acredito, vai lhe colocar em estado de alerta.

Foto: Pixabay


Acredito que existam pessoas que Deus escolhe para realizar algo. Se baixo, alto, gordo, magro, letrado ou analfabeto, não importa. Deus escolhe e pronto. Mas por que essas pessoas? Porque Ele escolhe e pronto! E mesmo que estes escolhidos tentem resistir, o plano de Deus será realizado.

Todavia. Existem pessoas que podem e devem buscar Deus para participar deste grupo celeto. Mas se este é o seu desejo, não pense que uma oração ao final do culto pedindo a Deus para usá-lo irá, em tese, ser atendida.

Se Deus busca adoradores de verdade, devemos, antes nos tornar como tal. Limpando as nossas mentes e principalmente os nossos corações para que Deus, em seu tempo, posso nos usar. Oração, jejum e amor a Deus são os ingredientes básicos de quem buscar se deixar levar pela vontade de Deus.

Existem duas correntes que - sem querer adentra em detalhes agora, servem como norteadores. Uma diz que a salvação é escolha de Deus. Uma vez escolhido, poderá até negar a Deus, mas se foi escolhido, nem que seja no último suspiro de vida, este se arrependerá e será salvo. Já a outra corrente, diz que nós temos a escolha em nossas mãos. Assim, mesmo que Deus queira, eu poderia negar a minha salvação. Como resolver este dilema? Existem pessoas que Deus escolhe. Existem pessoas que Deus recebe devido a pureza do seu coração.

Conclusão

Deus pode realizar coisas surpreendentes na vida de qualquer pessoa. Mas penso que nos dias de hoje com tantas coisas para nos desligarmos Dele, as grandes realizações divinas são cada vez menores. Não por causa de uma pseudo fraqueza de Deus, mas pela presente dureza dos nossos corações.

Ser "marietado" por Deus, parece na visão de algumas pessoas, uma forma de submissão doentia. Você tenta fazer a sua vontade, mas esbarra na Dele. Corre de um lado para o outro e embora tudo fique a seu favor, as coisas simplesmente não acontecem. É como está escrito no Salmo 143.10:
"Ensina-me a fazer a tua vontade, pois tu és o meu Deus; que o teu bondoso Espírito me conduza por terreno plano."

No meu caso, ergo as minhas mãos para  os céus e oro dizendo:

"Vem Senhor, me lança as cordas. Eis o meu ser todo pra Ti. Faz em mim a tua vontade hoje e para todo o sempre, amém."
Deus estabelece no mínimo, alguns pontos em nossas vidas. Neste ponto, temos a nossa decisão de como chegar a outro ponto. E acima de tudo isso tem a vontade soberana de Deus. Um assassino que se arrepende dos seus crimes e entrega-se a Cristo, escolheu em um ponto de sua vida, ir rumo a Deus. Esta escolha pode ter sido tomada por Ele mesmo, ou ter tido a influência de Deus nesta decisão. Mas o que devo deixar bem claro, é que, a chamada para a salvação é feita para todos, e Deus é tão misericordioso que mesmo você negando a sua companhia por toda a sua vida, Ele está sempre pronto a lhe receber. Portanto, colocar a culpa em Deus por sua vida regressa no dia do julgamento celestial, é algo que não teria nenhum valor para Deus.

Volte para os caminhos do Senhor teu Deus agora!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá,

Obrigado por comentar. Iremos avaliar o seu comentário para depois publicá-lo ou não. Não temos ninguém que faça a correção dos nossos textos, portanto, caso encontre algum erro, por favor, entre em contato que teremos o maior prazer em corrigi-lo.

Que Deus o abençoe!