quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Perguntas e respostas sobre Deus - 01

FreePik
Como já devem ter notado, vez ou outra entro em debates sobre Deus em blogs, comunidades e sites. O mais intrigante de tudo é que eu de certa forma não procuro isto, mas sempre "sou levado" e acabo comentando sobre este Deus maravilhoso que eu sirvo com amor pela imensidão da Internet.

Então resolvi postar aqui no Revista Evangélico um apurado de questionamentos que leio as pessoas fazerem sobre Deus. E, aqueles que não forem respondidos - aguardando moderação que nunca parece ter fim, pretendo colocá-los aqui.

Não quero que as minhas respostas sejam vistas como infalíveis - longe disso, são apenas uma forma de responder a tais questionamentos quando algum irmão for confrontado no futuro sobre os mesmos assunto.

Hoje o texto trata de diversos questionamentos feitas por uma participante de um blog que a postagem colocava em dúvida a existência de Deus. Acompanhe abaixo:
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Olá Jaqueline,

Resposta longa para comentário longo.

Vamos fazer como “Jack o Estripador” – vamos por partes rs…

01 – “eu sou casada com um pastor que só virou crente depois que foi preso por latrocínio ha sete anos”

Então se entendi bem, o seu marido matava e roubava e agora que conheceu a Jesus deixou esta vida, foi isso? Bem se sim, você então preferia ainda estar casada com um ladrão assassino, ou com uma pessoa que prega sobre o perdão, sobre o amor (levando em consideração que a pessoa que realmente aceita a Cristo seja assim)?

Se não, se ele era pastor e só virou crente (com fé verdadeira), depois que foi para a cadeia, então isto mostra novamente o arrependimento junto a Jesus. Nos dois casos, o fato dele aproximar-se de Jesus o tornou uma pessoa melhor. Se isto não aconteceu, então o seu marido ainda verdadeiramente não se tornou evangélico.

02 – “acho que Deus é invenção das pessoas…ele me parece mto ruim e ignorante…”

Bom, ser Deus invenção das pessoas é bem intrigante, mas se é este Deus “inventado pelas pessoas” que faz com que o vício, a pedofilia, o assassinato, o homossexualismo, a prostituição, a avareza, o adultério, dentre outros males tenham fim (evidente que não são em 100% dos casos), então “esta invenção” é a melhor coisa que as pessoas fizeram, pois não conheço ninguém que chegue em uma farmácia e diga: “Por favor, um remédio para eu me arrepender de matar as pessoas e falar sobre perdão!” Ou então: “Me traga ai um ‘Chifre Now’ para eu deixar de trair a minha esposa.”

Deus é ruim e ignorante soa como as mortes que Deus pediu a muitos dos seus guerreiros como Josué. Deus inclusive mandou matar crianças, mulheres grávidas e até os animais dos povos cananeus. Entretanto, este povo cometia as seguintes abominações:

  1. Homossexualidade’. Aparentemente, a prática do homossexualismo não era condenada entre os povos do antigo Oriente Médio. Não dispomos de informações diretas da prática entre os cananeus, mas, no entanto, passagens como Levítico 18:3, 24-30, com sua condenação generalizada das práticas sexuais dos cananeus e dos egípcios, podem implicar que os habitantes de Canaã toleravam a prática do homossexualismo. Uma ideia mais clara pode ser obtida da história de Sodoma, em Gênesis 19.
  2. Incesto’. Nos contos religiosos dos cananeus, Ba’al, uma divindade bem conhecida nas páginas do Antigo Testamento, mantinha relações sexuais com sua mãe, Asherah, sua irmã, Anat, e sua filha, Pidray, que também era sua esposa! Como uma doença degenerativa que se alastra aos poucos pelo corpo, o mesmo se dava com a prática do incesto naquela época. No Egito, por volta do 14º século a.C., se alguém tivesse um sonho incestuoso com sua mãe ou irmã, era sinal de bom presságio.
  3. Bestialismo ou Zoofilia’. Note a lei 199 de um código Hitita, povo que residia ao norte de Canaã, na atual região da Turquia: “Se um homem tem intercurso sexual com um porco ou cachorro, ele deverá ser morto. Se tiver intercurso com um cavalo ou mula, não há punição.” Mas ainda existia espaço para mais bestialismo em Canaã. No texto “O ciclo de Ba’al”, essa divindade mantinha relações sexuais com uma vaca, e ela deu à luz um filho fruto dessa relação.

Fonte: http://www.perguntas.criacionismo.com.br/ – Seria o Deus do Antigo Testamento carrasco e sedento por sangue?

03 – “não faz sentido um ser tão supremo.ter criado a terra com pessoas com livre poder de escolher entre.o.bem e.o mal…e matarem uns aos outros…”

Você é submissa ao seu marido em tudo? Se ele lhe disser, venha aqui, você vem? Se disser, hoje eu quero que você fique “plantando bananeira” o dia todo você “plantaria”? Acredito/ espero que não. Pois é, Deus não nos trata como marionetes. Somos livres para fazermos as nossas escolhas – que bom. Assim, fazer o certo e o errado cabe a cada um de nós. A visão de que Deus nos comanda em todas as nossas ações é ridícula. Ele sabe de nossas decisões e se algo não vai dar muito certo mais afrente Ele então pode intervir sempre para o nosso bem.

04 – “cristãos sempre acham que são os queridinhos de Deus e se acham superior aos outros…”

Não é bem assim. Existem alguns que exageram na dose, mas vou lhe explicar o porque:
Jesus disse – parafraseando: “Ide e pregai o evangelho”. Nós levamos isto como um mandamento. Ora, se acreditamos em Deus e respeitamos os mandamentos dEle então pregamos “as boas novas” para todos.

Em uma segunda visão, somos motivados ao extremo pelas músicas que ouvimos, veja um exemplo de uma música cantada por Luan Santana: http://www.youtube.com/watch?v=KgCyQiKE_hc

Vamos observar parte da letra:
Tantos recordes
Você pode quebrar
As barreiras
Você pode ultrapassar
E vencer
Campeão, vencedor
Deus dá asas, faz teu voo
Campeão, vencedor
Essa fé que te faz imbatível
Te mostra o teu valor

Você como uma mulher inteligente, deve saber no poder da música sobre as pessoas. Então note que as músicas Gospel sempre nos fazem ir do momento que estamos – que pode ser péssimo ou ótimo, para melhor. E como ouvimos praticamente a todo instante, somo motivados. Daí o “ar de arrogante” que passamos, que na verdade não passa de confiança que tudo oque fizermos vai dar certo – mesmo que para a nossa visão carnal não pareça.

Diferentemente da música secular (comum), este tipo de música nos leva de onde estamos para baixo na grande e esmagadora maioria dos casos. Vamos usar Reginaldo Rossi – Garçom: http://www.youtube.com/watch?v=jZcW7T3NAbQ

Vamos a uma pitada da letra:
E prá matar a tristeza
Só mesa de bar
Quero tomar todas
Vou me embriagar
Se eu pegar no sono
Me deite no chão!…
Veja que o indivíduo está no fundo do poço, mas mesmo assim vai beber mais ainda para ir para pior. Vai encarar a dificuldade da vida como sendo eterna, sempre será um lixo, um pobre coitado, “a catinga do cocó do cavalo do bandido.”

Que conclusão chegamos? O que as pessoas chamam de “Auto-Ajuda” nós evangélico chamamos de “Ajuda do Alto” rs… Nossa altivez se dá pelo fato de nossa fé.

Quando falamos de Deus para alguém não é para incomodar – embora ajam exageros. É por que a nossa felicidade é tão grande, tão intensa que esperamos que todos possam conhecer um Deus verdadeiro, que servimos com alegria, que buscamos todos os dias e encontramos. Acreditamos no céu e no inferno e por amor as pessoas nós falamos desse Deus para todos para que todos possam ser salvos. Entenda que há tipos de “cristãos”. Costumo a dizer que tem os crentes (acreditam, mas na ora do sufoco julgam Deus) e os evangélicos (na ora do sufoco “depois de se rebelar um pouquinho né” rs… oram e agradecem a Deus independente da situação).

05 – “cristãos tem mania de achar que gente com esse tipo de pensamentos tá com o demônio e tals”

Hum… deixe-me ver… hum… não me parece não kkkk… Aparentemente, a sua relação criador X criatura é que não foi bem legal no início. Cheia de maus exemplos de “cristãos” que falam mas não são verdadeiramente cristãos. Então você chegou a uma conclusão: Como pode Deus existir se estes fazem isto?

O seu caráter também é de uma pessoa forte, aguerrida, que não leva desaforo para casa. Dá um boi para não entrar na briga, mas uma boiada para não sair. É uma pessoa que, se gostam de você tudo bem, se não tudo bem. Não gosta de ser mandada por ninguém, nem mesmos por seus pais, por isso vivia brigando quando criança, acertamos?

Compreender Deus é bem difícil. Quando iniciei no evangelismo também tinha as minhas dúvidas. Algumas hoje ainda persistem, mas uma experiência pessoal que tive há alguns meses me fez acreditar em Deus incondicionalmente. Posso colocar aqui depois.

Que Deus lhe abençoe.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá,

Obrigado por comentar. Iremos avaliar o seu comentário para depois publicá-lo ou não. Não temos ninguém que faça a correção dos nossos textos, portanto, caso encontre algum erro, por favor, entre em contato que teremos o maior prazer em corrigi-lo.

Que Deus o abençoe!