segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Jesus Noel

Recebi de um irmão (de fé) um vídeo de uma canção que tinha como enredo: "aonde está a fila para ver Jesus Cristo". A canção me tocou bastante e resolvi escrever este texto falando justamente sobre Ele, o "Jesus Noel".



O sentido do natal

Se procurar pouco, achará muitos textos sobre o verdadeiro sentido do natal. Talvez, o que não encontre é este sentido dentro de sua casa, na ceia com a família; nos shoppings e nas ruas de sua cidade. Permita-me então, mostrar a você, a minha visão do que é o natal.



No natal comemoramos o nascimento de Jesus Cristo. Não em um, como dizemos: berço de ouro, mas sim em uma espécie de curral. Ora, como pode o filho de Deus, rei dos reis e senhor dos senhores, digno de toda honra e toda glória, nascer ali, num curral; quem sabe, em meio a esterco de cavalos? Sim, os presépios não mostram isso. Mas o que Deus nos mostra é que, não importa como nascemos, podemos ser um dos maiores ícones do mundo, ou quem não desejar tanto, ser um exemplo para a sua família - mesmo que comece isto aos 30 anos.

O bom velhinho

Não quero aqui discutir sobre forças além de nossa compreensão. Mas não posso deixar de alertar pela comercialização da imagem do "bom velhinho", o Papai Noel que encanta crianças, jovens e adultos por todo o mundo. A magia do natal em cores fortes, luzes de neon e músicas que desde a nossa tenra idade nos acompanham, nos faz esquecer um pouco de nós mesmos e ficarmos suscetíveis a fazer o bem.



A hipocrisia não se apresenta a nossa face quando olhamos o nosso ser natural repleto de amor e compaixão naqueles 40, 30, ou quem sabe naqueles 07 dias - pode ser nas 24 horas, em que nos encontramos tocados pela data festiva. Assim, o querer ajudar ao próximo vira quase que uma luta. E ainda tem aqueles que, movido de compaixão, compram um panettone para o seu irmão (digo de sangue) afim de iludir a si mesmo, na doce loucura de está ciente de fazer o bem, afinal, aquele irmão (reitero, de sangue), é o menos afortunado da família.

Mas voltando ao "bom velhinho", recentemente levei minha filha para ver o Papai Noel de um dos shoppings aqui da cidade de Fortaleza, Ceará. A fila, longa como se esperava, era vista com desdém pela gerente da loja cuja a barreira de pais e seus filhos ocultavam a vitrine de seu estabelecimento. Solicitando que o segurança do shopping afastasse a fila para longe de sua empresa, finalmente, quando o hábil segurança motorizado reorganizou a fila, pude notar no rosto daquela gerente o brilho no olhar e o sorriso do espírito de natal que ela almejava: "Pronto. Agora venderei mais!"

Pode soar estranho uma crítica sobre o natal de alguém que leva a filha para ver o Papai Noel não é mesmo? Minha filha, Ananda, de 04 anos, ainda não me tinha revelado um segredo que, minutos antes dela ir ver o "bom velhinho", me falaria. Ao ser indagada o que pediria ao Papai Noel, Ananda disse:
- Quero primeiro reclamar que os presentes estão muito caros e as pessoas estão sem dinheiro para comprar!
- É mesmo minha filha? E o que vai pedir? - Perguntei.
- Uma máquina para fazer sorvete de massinha.


E depois de alguns segundos, ela me olha enquanto eu pensava no preço que o tal presente do "Papai Noel" me custaria, ela me chama para falar ao meu ouvido e diz:
- Papai, eu sei que é o senhor e a mamãe que vão comprar e que o Papai Noel é de mentirinha.

Pronto, nova etapa conquistada: Como dizer para seu filho (a) que Papai Noel não existe?

Jesus Noel

Faça agora, um comparativo entre Santa Claus (Papai Noel) e Jesus Cristo, o qual o chamarei, respeitosamente, de Jesus Noel.

Jesus Noel não usa gorro. Em sua cabeça, há uma coroa de espinhos. A cor vermelha não é devido ao cetim, mas ao seu sangue provocado pelos espinhos que, segundo alguns historiadores, poderiam ter entre 2 e 3cm.

Jesus Noel não tem casaco de frio em predominância de vermelho. A cor avermelhada fora devido também ao seu sangue devido as chicotadas e a lança transpassada lá na cruz. Entretanto, esperamos a sua volta vestido sim de branco, tão alvo como a neve, resplandecente, dentre as nuvens.

Ele, Jesus Noel, não usa botas pretas engraxadas. Mas sim alpargatas, que João Batista, a voz do que clama no deserto, diz-se indigno de desatá-las (1 João 1.19:28).

Jesus Noel não desce por chaminés, mas sim ele está a porta e bate (Apocalipse 3.20), esperando o convite para cear, isto independente se será peru, frango ou farofa de ovos.

A sua viagem não é dentro de um trenó puxado por renas, mas sim, sobre querubins (Salmo 18.10), visitando todos os lares não apenas na viração do dia, mas todos os dias, esperando encontrar alguém pedindo o maior e melhor dos presentes.

O saco de presentes de seu infame imitador, é trocado por seu coração. E, a despeito dos exigentes presenteáveis, todos os presente que Ele traz consigo tem o mesmo volume, altura, comprimento e peso. O melhor e maior dos presente, a saber: A vida eterna.

Onde está Jesus Noel?

Olhe ao seu redor quando passear pelas ruas enfeitadas e tente achá-lo. Talvez veja uma grande fila e espichando o seu pescoço possa desejar vê-lo ali, contudo, em vão será sua atitude. Quem sabe, na confraternização de sua empresa, afinal, passamos um ano difícil. Mas não, Ele provavelmente não estará por lá.



Eureka! A festa de natal de minha casa! Meus amigos mais próximos, meus parentes, mesmo aqueles que não os vejo há tanto tempo, afinal, fará 01 ano desde a última ceia de natal. E na hora combinada, cearemos... mas espere um pouco, todos já estão comendo e bebendo. Alguns até já trocam os olhares, não como os apaixonados, mas pelo efeito do vinho, da cerveja ou quem sabe da cachaça.

Olhe para os lados, veja a sua decoração de natal, procure a cruz. Mas não a cruz com um Cristo pregado, esta cruz mostra a sua morte. Mas procure a cruz sem ter um cristo preso a ela. Esta cruz, mostra um Cristo ressuscitado, que venceu a morte pois ao terceiro dia ressuscitou e antes de ir para os céus, para junto do Pai, disse: 
"Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar." (João 14.2)
E deixou-nos uma promessa:
"Aquele que dá testemunho destas coisas diz: Certamente, venho sem demora.[...]" (Apocalipse 20.22)

O que fazer?

Não sei como, nem o local que irá passar a note do dia 24 de dezembro. Não sei se a sua ceia será farta ou se por algum motivo, a comida estará escassa. São muitas variáveis para definir tudo isto. Entretanto eu tenho uma certeza, um apelo ou talvez até seja interpretado como um pedido. Ore. Sim ore antes de sua ceia de natal. Reúna seus familiares e amigos, deem as mãos e orem. Peçam para que Deus derrame as suas bênçãos sobre cada um que ali está. Mas não só para os que estão contigo. Peça pelos menos afortunados, desempregados, pelas mães e pais que no dia 25 de dezembro estarão enterrando seus filhos e não preparando o almoço com a sobra do jantar da noite passada.

Saiba que, o maior presente que alguém pode receber não pode ser dado por você, mas por aquele que vive e reina para todo o sempre. Aquele que é fiel para cumprir a sua promessa de um dia surgir no céu para levar todos aqueles que confiaram Nele. Que seguiram seus mandamentos e estatutos. Aqueles que acreditaram em sua ressurreição e que aguardam a sua vinda.


Conclusão

O Jesus Noel é infinitamente incomparável ao Papai Noel, por sua forma, força e importância. Mas o trocamos por bolos de chocolate, salgadinhos, e conversas fiadas e o natal, o nascimento de Cristo, fica para segundo plano. Quem sabe no último dia do ano que se aproxima, você faça a promessa de ser uma pessoa melhor, quem sabe abandona seus vícios, quem sabe perdoa aquele que lhe ofendeu.

Ora, ainda tem aqueles que se escondem atrás de ídolos transformando estupidamente a criatura em criador. Mas não foi este o motivo pelo qual Deus deixou seu povo vagando pelo deserto por 40 anos? Depois casaram-se e se deram em casamento, pervertendo a vontade de Deus em relações imorais que concatenou na ira de Deus que derramou um dilúvio sobre a terra?

E mesmo assim, depois de tudo isso, deu seu único filho para que todo "aquele que Nele crê não pereça mas tenha a vida eterna" (João 3.16), mas nos preocupamos muito mais nas roupas que usaremos na fatídica festa do que na salvação da nossa alma anunciada pela morte de nosso redentor.

Enfim, o texto aqui escrito, não tem a intenção em ofender ninguém, nem seu credo, sua posição social ou qualquer outra coisa. Contudo, se isto fizer com que você possa repensar no motivo pelo qual comemoramos o natal, já me dou por satisfeito.

Que Deus e nosso Senhor Jesus Cristo abençoe você e toda a sua família e que o "bom salvador" visite a sua casa não descendo pela chaminé, mas sim batendo a porta do seu coração.

"Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim." (João 14.1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá,

Obrigado por comentar. Iremos avaliar o seu comentário para depois publicá-lo ou não. Não temos ninguém que faça a correção dos nossos textos, portanto, caso encontre algum erro, por favor, entre em contato que teremos o maior prazer em corrigi-lo.

Que Deus o abençoe!