terça-feira, 23 de agosto de 2016

Qual a imagem que temos de Deus?

Fui buscar meus filhos na casa da avó deles no Conjunto Ceará há alguns dias atrás. Na volta pra casa tive que passar em uma rua estreita que concentra diversos comércios de atacado e varejo. Mas o que eu vi era muito mais do que um engarrafamento, era Cristo dizendo: Olhe para mim!


A ilustração acima pode lhe dar uma ideia do que eu vi. Tive que parar o carro bem na frente de um depósito de bebidas. Estava chateado com o caminhão que fechava a rua e entediado notei que algo me incomodava naquele lugar. Passei a olhar de um lado pra o outro, quando percebi um carrinho usado para levar cargas que neste caso pertencia a um depósito de bebidas parecido com a ilustração acima.

Parei e fiquei olhando aquela impressão de boa qualidade, não era um desenho tosco. A imagem da crucificação de Cristo era muito boa, sombreada, com efeitos de iluminação dignos de uma foto em estúdio ou neste caso, uma boa renderização em imagem 3D.

Na parte superior, iniciava a propaganda do depósito de bebidas. Ao fundo da imagem da cruz também haviam alguns produtos que o "fiel" empresário também venderia. Ao centro, a imagem de Jesus Cristo crucificado e como disse, uma boa imagem. Aos "pés" da cruz, garrafas e latas de cervejas espalhadas mas não de forma aleatória, mas cuidadosamente postas com as logomarcas bem visíveis ao mais ignorante observador.

Quase na base da épica imagem, a inscrição: "Sem Deus nem tente!", passava a entender que, Deus (judaico-cristão), estava a participar do negócio próspero. Pois esta inscrição com certeza é usada quando a pessoa credita os seus negócios a Deus, sendo Ele, o protetor de todas as transações comerciais ali feitas.

Pensei em sair do carro e fotografar, mas não havia vaga por perto. Pensei em parar mais a frente deixar meus filhos no carro e voltar lá para fotografar ou quem sabe debater um pouco sobre a imagem que estava ali. Mas, não achei prudente fazer isto. Então, resolvi rabiscar o que eu havia visto e chamar você para um debate proposto a seguir.

Qual a imagem que temos de Deus?

Vou perder alguns amigos, quem sabe até alguns parentes. Algumas pessoas irão ficar com raiva de mim, mas é isso ou não conseguir dormir direito. Então, me desculpe, mas meu sono é sagrado.

O empresário que insere uma citação dessas, pode ser no mínimo ignorante no tocante as coisas de Deus. Não que eu seja um ser iluminado, um teólogo renomado ou um pastor de grife. Não, eu sou apenas um Lucas. Uma pessoa comum como muitos que tem por ai. Talvez, até mesmo você, conheça mais versículos do que eu. Talvez já tenha lido a Bíblia uma ou mais vezes, enquanto eu, confesso minha culpa, ainda não a terminei por completo. Mas isso não me dá o direito de, em minha ignorância, não saber discernir o certo do errado. O santo do profano.

Você, talvez ao imaginar a cena ilustrada acima, poderia revoltar-se e chamar o "fiel" empresário de muitas coisas: imundo, idiota, louco, infeliz, incrédulo, filho disso e daquilo. Mas pergunto: Será que você está tão distante assim dele? Será que ele e somente ele é algo desprezível aos olhos?

A imagem que temos de Deus é que Ele é um Deus de amor. Que perdoa todas as nossas falhas e erros. Mas se tem algo que aprendi em minha caminhada com Deus é que Ele perdoa, mas como dizemos aqui no Ceará: Ele não é um abestado. Um abestado é uma pessoa que as outras fazem o que querem com ele e este, oprimido, nada faz em retaliação, até parecendo que não se entristece, sempre está ali, para ser ridicularizado.

Ver a imagem de Cristo em meio a garrafas e latas de cervejas, é tão ultrajante aos olhos de Deus, como você dizer que tem Deus e ir para a mesa de um bar ou reunir pessoas eu sua casa e dar uma festa regada a bebidas alcoólicas. Não há diferença alguma entre você e o "fiel" empresário.

A desculpa decorada e arcaica de que só bebe socialmente, não tem valor algum. Só bebe cerveja mas não bebe cachaça é algo tão ridículo que muitos usam para esquivar-se da real situação em relação a Deus que fica até meio chato de ficar ouvindo. E quando é questionado, os olhos desviam-se dos seus ou são fechados por alguns instantes na tentativa de dizer a si mesmo que não está cometendo erro algum. Tudo é permitido, tudo é lindo.

Tenho que dar o meu braço a torcer. Já encontrei versículos que de uma forma indireta ou não, indicam que a ingestão de vinho é permitido. E estes versículos são cuspidos pelos beberrões com seus bafos imundos nos rostos daqueles que tentam explicar algumas coisinhas como:
  • O vinho na época de Jesus era feito de três medidas de água para uma de suco de uva;
  • O calor da região fermentava o suco que o tornava entorpecente;
  • O vinho era usada na água para matar os micróbios da mesma já que não havia água potável disponível em grandes viagens pelo deserto;
  • Era dado aos doentes para aliviar a dor.
Veja que a função do vinho é algo nobre, longe de: ficar mais solto; perder a vergonha; ficar mais corajoso com as mulheres e etc. Não posso negar que estudos apontam que um cálice de vinho durante as refeições trazem benefícios. O problema é que as pessoas trocam o cálice por cálices. E fazem isto no café da manhã; almoço e no jantar. E em festas então...

O "fiel" empresário talvez não tenha a real noção do que representa a inscrição: Sem Deus nem tente. E o pior de todas as coisas, é que há pessoas comprando a ideia de que frases deste tipo ou as que são estampadas nas pick-ups importadas, fazem realmente Deus "entrar no negócio", fazem parte da sua vida. E não é incomum pessoas orando para que outras se deem mal e fazem isto, veja só, dentro das igrejas sejam elas evangélicas ou católicas.

Dizer que "é de Deus" e sair por aí fazendo coisas erradas deixa de ser uma contradição e passa a ser uma aberração. E como se não bastasse, proclamam em nome de Deus suas conquistas.

Por fim, a imagem que temos de Deus, deve ser pensada e repensada todos os dias. Somos falhos?... Lógico que sim! Mas, ficar no erro e não arrepender-se é algo tão cruel a si mesmo como dar cabo da própria vida.

Uma coisa veio a minha cabeça, usarei os católicos para ilustrar o questionamento. Você é católico mas bebe cerveja, fica embriagado de vez em quando. Assumi a defesa de que Cristo bebeu na santa ceia. Ótimo, mas, o padre de sua paróquia também anda bebendo socialmente? O que o padre lhe diria se soubesse que você fica de pileque quase todo fim de semana "bebendo socialmente". Será que o seu padre concorda com tudo isso?

Independente de católicos, evangélicos ou qualquer outras coisa, a imagem que temos de Deus deve ser a nossa mesma imagem. Você, se devoto de Maria, imagina Maria de minissaia? De batom e perfume do tipo "cheguei chegando"? Imagina o seu pastor dando golpe no comércio ou prevaricando?

A imagem que temos de Deus deve ser a de um espelho a nossa frente. No qual este espelho mostre não só a nossa aparência física, mas nosso caráter, nossas atitudes em ação ao mundo. Perguntas do tipo: Jesus agiria assim? Maria usaria isto? Deus concordaria comigo na decisão?

Então, antes de sairmos por ai professando a fé em Deus, que possamos nos recolher em nossa insignificância e deixarmos de lado as coisas deste mundo e seguirmos as que são santas. Promover o bem, agarramos na nossa fé em Deus e pedir que Ele e somente Ele possa nos ajudar a vivermos neste mundo.


A todos com carinho.
Lucas Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá,

Obrigado por comentar. Iremos avaliar o seu comentário para depois publicá-lo ou não. Não temos ninguém que faça a correção dos nossos textos, portanto, caso encontre algum erro, por favor, entre em contato que teremos o maior prazer em corrigi-lo.

Que Deus o abençoe!