quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Menino cristão sequestrado pelo Boko Haram escapa do cativeiro e relata bastidores do grupo


Divulgação

Um menino cristão que foi capturado pelo Boko Haram e conseguiu escapar de um alojamento relatou os bastidores do grupo terrorista que pretende exterminar o cristianismo na Nigéria.

Tratado pelo codinome Henry a fim de preservar sua identidade, o menino concedeu uma entrevista ao jornalista Emmanuel Ogebe, do portal Breitbart, e deu detalhes do que viu e ouviu nas fileiras do Boko Haram.

“O Boko Haram raramente é misericordioso com meninos cristãos”, escreveu Ogebe, reproduzindo o que ouviu de Henry. De acordo com o jornalista, o menino foi capturado com uma séria e irreparável lesão na perna¹.

Os extremistas podem tê-lo confundido com um menino muçulmano ferido na guerra e criaram alguma simpatia por ele. Por isso, preservaram sua vida e o levaram a um de seus acampamentos, onde recebeu curativos e alimento.

Ogebe escreveu em sua reportagem que “ser soldado significa decapitação imediata”. O Boko Haram não poupa a vida dos “inimigos”: “Aos cristãos em geral é dada a chance de se converter ao islamismo antes de serem mortos. Isso não acontece com soldados [nigerianos] – cristãos ou muçulmanos”.

O jornalista afirmou ainda que Henry compartilhou algumas coisas que ouviu dos extremistas sobre o sequestro das 276 meninas estudantes. O menino afirmou que o comentário mais comum entre eles era “Nós perturbamos o mundo sequestrando essas meninas”.

Henry afirmou que o episódio foi visto como um aprendizado por parte dos terroristas: “Se soubéssemos, teríamos feito isso antes. Quando matamos um bando de colegiais em Buni Yadi e deixamos as demais meninas irem embora, elas alertaram as outras garotas para abandonarem a escola. Deveríamos tê-las levado. É o que vamos fazer a partir de agora”, diziam os militantes.

Como era tratado como um sobrevivente, Henry recebeu a oferta de se casar com qualquer uma das meninas capturadas, mas recusou. Ele também informou que o Boko Haram mantém os homens e as mulheres capturadas em espaços separados. Os militantes casados ficam em espaços afastados e privativos, chamados de Married Officers Quarters (MOQ), que pode ser traduzido como Alojamento dos Oficiais Casados.

Uma vez que uma mulher é mandada para lá, é um caminho sem volta”, revelou Henry, que conseguiu fugir de um alojamento aproximadamente nove meses depois de ter descoberto que o Boko Haram tinha destruído sua cidade natal, que era habitada “completamente” por cristãos.

Emmanuel Ogebe frisa em seu texto que “Henry não pode deixar os terroristas saberem que aquela era sua cidade natal porque com certeza ele será morto também”.
¹


Lesão na perna do menino Henry
 











Por Tiago Chagas - Via Gospel+

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá,

Obrigado por comentar. Iremos avaliar o seu comentário para depois publicá-lo ou não. Não temos ninguém que faça a correção dos nossos textos, portanto, caso encontre algum erro, por favor, entre em contato que teremos o maior prazer em corrigi-lo.

Que Deus o abençoe!