quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Salve Jorge... será?

FreePik

Não é de hoje que muito se fala da tendência às religiões africanas em novelas e minisséries da Rede Globo. Podemos ver inclusive outras religiões - por assim dizer, como o espiritismo e o catolicismo. Entretanto, nos meus 37 anos de vida não me lembro de nenhuma novela cujo o ator/ atriz principal fosse evangélico. Então fica a pergunta: Qual motivo?

Primeiro vamos ser justos: houve personagens evangélicos nas novelas e minisséries da Rede Globo. Entretanto, o perfil sempre era o mesmo. Uma pessoa fraca, que se veste muito mal. Vez ou outra acabava deixando a religião. O que podemos pensar é que a visão dos evangélicos da emissora, passa muito longe da realidade. Mas este não é o foco desta postagem, o assunto mesmo está a seguir

Umbanda disfarçado no Catolicismo ou o contrário?

Eu estava sentada em uma aula da escola bíblica quando o assunto novela surgiu. Depois de muitos comentários, um irmão que estava sentado em uma cadeira próximo a mim iniciou uma conversa sobre catolicismo X umbanda. Dizia ele, que há correspondentes dos orixás com os santos católicos. Achei no mínimo curioso  e decide investigar sobre isto. E o que encontrei foram diversos sites que explicam esta relação. Dentre estas, resolvi transcrever uma abaixo:


"No período da colonização brasileira, mais de quatro milhões de africanos cruzaram o Atlântico. Provenientes de diferentes regiões da África, foram separados de seus conterrâneos nações e divididos em senzalas, para evitar rebeliões.

Isso resultou numa mistura de povos e costumes, que foram concentrados de formas diferentes nas diversas localidades brasileiras, pois os escravos possuíam suas próprias danças, cantos, santos e festas.

Aos poucos foram misturando os ritos católicos presentes com os elementos dos cultos africanos, e associando seus orixás aos santos, numa tentativa de resgatar a atmosfera do seu passado e de burlar a proibição de exercerem suas religiões." [1]

Então cada santo presente dentro das igrejas na época da escravidão eram vistos pelos escravos como "os seus santos" da África, e desta forma, driblavam a imposição católica. Daí então, se acreditar que o catolicismo utiliza na verdade de orixás.

E o tal Salve Jorge?

Então temos uma novela que antes iria se chamar "Salve São Jorge", mas devido a crescente posição dos evangélicos e desta forma para não afugentá-los, teve o seu nome modificado para "Salve Jorge". Mas o que esta expressão tem de tão temerosa? Temos em Salve uma expressão designativa de saudação, de cumprimento. Mas e quanto a Jorge? Jorge em seu correspondente seria Ogum:

"Ogum - É o orixá guerreiro. Deus do ferro e da guerra. Seu domínio são as lutas e o trabalho. Suas cores são o azul escuro, o verde ou vermelho. Seu dia é a terça-feira. Seu elemento é o fogo. É associado a São Jorge." [2]

Então, dependendo da intenção da autora do título, podemos estar dizendo Salve Ogum. E assim reverenciando a esta entidade.

Sei que muitos vão achar besteiras, mas a ligação de oferendas nas novelas da Rede Globo há muito tempo vem pipocando na internet. O mais polêmico vídeo é o do pastor Aldo Nascimento, veja abaixo:


Fonte:
[1] e [2] http://ogumdaestrelaguia.blogspot.com.br/2012/04/os-orixas-e-os-santos-catolicos.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá,

Obrigado por comentar. Iremos avaliar o seu comentário para depois publicá-lo ou não. Não temos ninguém que faça a correção dos nossos textos, portanto, caso encontre algum erro, por favor, entre em contato que teremos o maior prazer em corrigi-lo.

Que Deus o abençoe!