terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Armarinho do céu

FreePik

O título da postagem daria um excelente título para um livro, mas não falo de algo que possa estar no paraíso, mas falo de pastores e irmãos de fé que, de uma forma absurda, vinculam a salvação em Cristo Jesus ou conquistas pessoais ao comércio de objetos.

O “armarinho do céu” inclui "terrenos" - no próprio céu, passando pelo andar das canetas ungidas para aprovação em concursos. Não se esquecendo de passar pelo corredor das meias, gravatas e camisas que farão todas as transações comerciais darem certas ao serem usadas por seus possuidores.

O reino de Deus na teoria da prosperidade mercantilista dá a impressão que devemos antes cuidar do corpo – pendurando objetos ungidos, e somente depois nos preocuparmos com Deus. É como se Deus precisasse de alguma coisa para ser, vejamos... Deus.


E quem pensa que o “armarinho do Céu” é coisa de igreja que se diz evangélica está enganado.

Durante a Idade Média a Igreja Católica se tornou muito mais poderosa, interferindo nas decisões políticas e juntando altas somas em dinheiro e terras apoiada pelo sistema feudalista. Desta forma, ela se distanciava de seus ensinamentos e caía em contradição, chegando mesmo a vender indulgências (o que seria o motivo direto da contestação de Martinho Lutero, que deflagrou a Reforma Protestante propriamente dita), ou seja, a Igreja pregava que qualquer cristão poderia comprar o perdão por seus pecados.[1]


Não distante deste fato muitos pastores – mesmo aqueles que não tem programas na TV, atrelam a salvação a compra de algo ofertado por eles ou o dízimo e ofertas que, se não forem entregues, estariam os fiéis roubando de Deus. E Deus precisa de dinheiro? Lógico que não. Mas a igreja (física, o prédio) precisa? Claro que sim! E é para esta que devemos nos voltar e não para a compra da fazenda ou da mansão do pastor. Quantas igrejas permitem que os seus membros olhem as contas da instituição? Quantas igrejas fixam em murais as suas contas demonstrando o arrecadado com o dízimo e ofertas e o valor das contas de água, energia e telefone?

“O meu povo perece por falta de conhecimento”. (Oséas 4:6)


Se todos nós lermos a Bíblia, e de forma singela pedirmos a orientação primeiro a Deus e depois à alguns homens de bem, veremos de forma clara que todo o comércio de objetos nas igrejas são na verdade grandes mentiras. Vamos ver o que a Bíblia fala sobre isto:

“E muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade. E por avareza farão de vós negócio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita." (2 Pedro 2:2-3)


Vamos nos atentar a frase: “... E por avareza farão de vós negócio...”. Avareza significa “apego excessivo às riquezas” e desta forma o que vemos hoje? São pastores e apóstolos – é o que dizem, que afirmam categoricamente que os fiéis só obterão sucesso na vida se comprarem alguma coisa da igreja ou doarem seus bens a mesma numa troca doação=salvação. Fico imaginando que Jesus Cristo com todo o seu poder nunca pediu nada em troca além de fidelidade e arrependimento dos nossos pecados. Então, qual o motivo de tanto comércio para se obter a salvação?


“Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam”. (Mateus 6:19)


A revista Forbes na edição do dia 17 de janeiro de 2013 aponta os pastores mais ricos do Brasil [2]. A reportagem mostra um ranking das maiores fortunas de líderes evangélicos. Edir Macedo, Fundador da Igreja Universal do Reino de Deus, é "de longe" o pastor mais rico do País, com uma fortuna avaliada em US$ 950 milhões. seguido por Valdemiro Santiago, fundador da Igreja Mundial do Poder de Deus, que possui US$ 220 milhões.

Depois temos Silas Malafaia em terceiro, com US$ 150 milhões. Em quarto, R.R. Soares, fundador da Igreja Internacional da Graça de Deus, é dono de US$ 125 milhões. E por último – mas não menos milionário, Estevam Hernandes Filho, que junto com a esposa Sonia, possui mais de mil templos dentro e fora do Brasil, além de um patrimônio estimado em US$ 65 milhões. [2b]

O justo valor


Não sei de suas posses. Qual o valor que se encontra na sua conta bancária, mas eu acredito que Deus não dá a mínima para isto. Se formos fazer uma comparação entre doação/ compra=salvação, então os pobres nunca herdarão o reino dos céus, pois como poderia este doar algo que não tem? Deus aceitaria fiado?

Por outro lado vejo o contrário. O versículo: “...é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus”. (Mateus 19:24), levando em consideração uma visão imediata do enunciado, seria um rico que tivesse todo o seu coração em sua fortuna, uma pessoa difícil de conquistar o reino de Deus. Entretanto, se este for rico, mas de forma a ter compaixão verdadeira com os pobres, ajudá-los, este sim poderia conquistar o tão sonhado céu e ainda por cima ficar aqui, digamos de forma confortável.

Imagino os pobres que neste mundo não tiveram chaces alguma. Outros que tiveram o seu cartão do "Bolsa Famíla" surrupiado pelos parentes e dorme hoje em um barraco a beira de um rio poluído. Seriam estes não digno do reino dos céus? Pessoas boas que creditam a sua felicidade à Deus, que jogam ao vento a frase: "Vou como Deus quer", de coração aberto à Deus, não enganam - cometem os pecados que todos nós comentamos, mas que se arrependem e não podem ver a felicidade bater a sua porta. Estes não conseguem comprar dos "latifundiários da fé" nenhum metro quadrado do tão sonhado terrenos no paraíso, então como estes ficam depois de terem passado por tudo nesta vida? Ficarão estes sem a vida eterna?

Certa vez ouvia uma história creditada ao pensador Sócrates que dizia: "Todo o ser humano deveria dormir uma noite por semana no chão para saber que não precisamos de muito para viver." Será que algum pastor do "armarinho do céu" aceitaria o desafio? E você irmão, aceitaria isto?



Fontes:

[1] - http://www.infoescola.com/historia/reforma-protestante/

[2] - http://www.forbes.com/sites/andersonantunes/2013/01/17/the-richest-pastors-in-brazil/

[2b] - http://www.brasil247.com/pt/247/brasil/91029/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá,

Obrigado por comentar. Iremos avaliar o seu comentário para depois publicá-lo ou não. Não temos ninguém que faça a correção dos nossos textos, portanto, caso encontre algum erro, por favor, entre em contato que teremos o maior prazer em corrigi-lo.

Que Deus o abençoe!