quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

O verdadeiro natal

FreePik

Agora que as festas natalinas passaram, resolvi publicar o meu texto de natal. Não, não esta atrasado, pelo contrário, usando todas as experiências do dia 25 de dezembro, você vai entender melhor o verdadeiro significado do natal e o que isto pode influenciar no resto de sua vida.

Não é de hoje que temos o natal como uma data espiritual. Entretanto, a mensagem comercial é tão forte que acabamos desviando a nossa atenção do motivo que nos faz reunir na madrugada do dia 24 de dezembro. Primeiro devemos saber o que não é o natal para depois podermos saber o que ele realmente é. E a primeira coisa que devemos saber é que a data 25 de dezembro tem muito para estar errada.


25 de dezembro

FreePik
Muitos sabem, que as festas religiosas se confundem com festas pagãs do tempo do imperador Constantino. E embora algumas denominações religiosas neguem isto, a história e o conhecimento bíblico em prol da verdade nos aponta para uma outra data. Então a pergunta é:
Porque eu comemoro o natal no dia 25 de dezembro se esta data provavelmente está errada?

O mais sensato era deixar bem claro que esta data não é a mais indicada para o nascimento de Jesus Cristo, logo porque esta data se confunde com a data de adoração ao Deus Sol de antigas festas pagãs. Deste modo, se o motivo que lhe faz comemorar o natal é por esta data, então você está errado. E a “verdade” daria muito trabalho para ser dita – comercialmente falando. E espiritualmente falando, dependendo das intenções, uma data errada fará toda a diferença.

Caso queira entender melhor sobre a data de nascimento de Jesus, aconselho acessar este site: http://www.cronologiabiblica.xpg.com.br/

O pão e o vinho

FreePik
Muitas pessoas ficam a espera da ceia de natal. Corrida desenfreada aos supermercados e lojas de conveniências na busca do melhor pernil, peru e até do maior frango. Uvas passas, vinho, cerveja, licores, refrigerantes, bebidas mais fortes, tudo ou quase tudo enchem os carrinhos de compras e que se transformam na impaciência na fila dos caixas.

Então, até mesmo antes da hora – que neste caso seria a meia-noite do dia 24 de dezembro, a fome aperta e todos não sabem como segurar a vontade de saciar os seus apetites. Isto lógico, por muitas vezes ao som de música nenhum pouco religiosa, afinal de contas o verdadeiro sentido do natal é a comida e a bebida e sem falar que antes desta ceia nenhuma palavra de conforto, esperança, oração seja proferida.

Se o “o seu sentido do natal” é comida e bebida acredito não ser o correto. Mas como não?! Poderiam os mais ilustres convidados da ceia de natal exclamar aos ventos. Não é uma representação da “Santa Ceia” que está inclusive na Bíblia? Jesus Cristo comeu e bebeu vinho então este é o verdadeiro sentido não é mesmo?

Primeiro vamos analisar a comida. Esta não era tão farta e Cristo e seus apóstolos com certeza não falavam que algo estaria sem sal, era pouco, sem gosto, frio demais ou quente ainda. E com certeza não era para – como dizemos nós cearenses, “encher o bucho.” O pão da Santa Ceia representava então o corpo de Cristo e não uma forma de “passar mal de tanto comer.”

Já a bebida no tempo de Jesus, era composta de três partes de água para duas de vinho. Seria um suco de uva que nestas proporções nem concentrado poderia ser chamado. O vinho forte, fermentado, era usado inicialmente como remédio, para aliviar a dor, e que o mundo o tornou o que é hoje. E para completar a nossa visão do verdadeiro natal, a Santa Ceia não está diretamente relacionada ao natal.

O presente

FreePik
Muito vemos nas televisões, cartazes e outdoors, sobre produtos para serem comprados no natal. Imagine chegar em uma ceia de natal e anunciar que ganhou ou dará de presente uma geladeira, um carro, ou uma casa! Bom, tem gente para tudo neste mundo. De outro lado, temos a turma da lembrancinha, aquelas de R$ 1,99. Aqueles produtos que você nunca viu mas que “as tias” lhe dão. As meias, cuecas e agendas de empresas que já foram presentes de outro e que agora se encontra em suas mãos. É bem divertido isto – confesso, imaginar a criatividade das pessoas que querem lhe agradar com presentes. Mas se esquecem que muitas vezes, um par de meias – mesmo sendo do número certo, poderia ser trocado por vários encontros durante o ano. Por ligações do tipo: “Como está? Só liguei para falar com você.

Se o seu conceito de natal passa pelas trocas de presentes, tenho uma boa notícia: Você está no caminho certo, entretanto, esquece do maior dos “presenteáveis.” Afinal de contas, presentear as pessoas que você gosta uma vez no ano e diga-se de passagem ao final do mesmo, não vejo muito sentido nisto. E as pessoas que estão por ai sem ganhar nada de ninguém? Seria a troca de presente apenas para as pessoas que eu convidei para a minha festa?

O aniversariante

FreePik
Há mais ou menos 2000 anos atrás, nascia uma criança em um estábulo. Sim, em um lugar para animais. Provavelmente, um local sujo, embora os seus pais tivessem o colocado após o seu nascimento em uma manjedoura, mas mesmo assim, não acredito que tudo no estábulo tenha ficado limpo por completo.

Então, no dia do nascimento desta criança, alguns magos – astrólogos, o visitaram trazendo presentes: ouro, incenso e mirra. Esta criança, o leão da tribo de Judá, o messias prometido, o salvador, marcou o tempo de forma a dividi-lo ao meio entre a.C e d.C.

Então o verdadeiro sentido do natal é comemorarmos o aniversário desta criança e presenteá-lo, pois sendo Ele o ator principal de toda a festa de natal, é a Ele que devemos presentear. Mas temos um problema aqui:
Como presentear alguém que nasceu a mais de 2000 anos? 
O seu nome e sua história foi contada de geração a geração e estas histórias foram então depois escritas. Estes escritos, depois foram unidos em um livro carinhosamente chamada de a “Palavra de Deus”. Neste livro, descobrimos que Ele ressuscitou dentre os mortos, subiu aos céus e está sentado à direita de Deus Pai. Descobrimos ainda, que Ele – Jesus Cristo, voltará em breve para levar o seu povo – aquele que tomou a sua cruz e o seguiu.

Mas qual o presente para Ele? Será que encontramos em uma loja de R$ 1,99 ou na Tok Stock? Não. O presente que você pode dar para Ele está perto de você. Se você tiver uma web cam, peço que a ligue e apontando a mesma para o seu rosto, olhe fixamente na imagem que provavelmente aparecerá no seu monitor. Caso não tenha uma web cam, procure um espelho e olhe para a imagem que nele for vista. Pois bem. Jesus Cristo só deseja um simples presente pelo seu aniversário. Sim, VOCÊ mesmo! Foi por você que Ele naquela cruz transpirava sangue. Foi por você que foi chicoteado, cuspido no rosto e até hoje alguns dizem que Ele nunca existiu.

Mas que preço tem o seu o presente para Ele? Quanto você vale? Cristo não irá reclamar se o seu presente vier quebrado. Sujo ou faltando algo. Não irá reclamar se cheira mal ou se está sem força. Não, não reclamará de nada disso, pois aceita você como você é. Não importa se já é usado, velho ou novo.

Então o que temos para oferecer à Ele somos nós por completo. De forma incondicional, Jesus Cristo nos quer como presentes de maneira que possamos deixar as armadilhas deste mundo que é os vícios em álcool, drogas e prostituição. Deixar Ele governar as nossas vidas, colocando Ele como prioridade, afinal de contas Ele fez isto conosco quando carregava a sua cruz na Via dolorosa. E o que esperar da ocasião que presentearemos Cristo? Não espere uma vida isenta de desafios, medos, incertezas, “só na benção” como muitos dizem. Acredite que se dando de presente para Ele a sua vida aqui não será diferente de todos os que aqui estão. Mas o porvir, este sim será diferente.

A festa de aniversário

FreePik
Conheça algumas pessoas que já tomaram esta decisão. Descubra o que terá que fazer para ser verdadeiramente este presente para Cristo. Indague, investigue, busque a verdade. Convide alguns amigos, esclareça a eles a sua decisão de se tornar um presente para Cristo. Fale com a sua família, convide todos a fazerem o mesmo. E saiba que, este presente – VOCÊ, é a melhor coisa que se pode dar como presente para aquele que por você morreu. Este alguém que é autossuficiente, que não precisa de intercessor, mediador, ajudador, orientador, pois Ele é... o que É. E o que mais gostaria é que você lhe dissesse neste momento é:

“Eis-me aqui Senhor. Me faço agora teu, hoje e para todo o sempre.”
Como podemos ver, o verdadeiro sentido do natal passa por muitas coisas na vida. É negar-se a si mesmo e passar a tocar a vida como nos foi ensinado. Não é apenas abrir a boca e dizer: “Sabemos que o natal é para lembrar do nascimento de Cristo”. Mas espera aí! Ele deu a sua vida por cada um de nós e nos lembramos disso apenas no final do ano?

Um Natal verdadeiro passa longe do velinho de barba branca e roupas vermelhas. Passa longe da busca de presentes que mais parece uma roleta na qual se escolhe quem vai ganhar presentes ou não.

O Natal verdadeiramente falando passa por aquilo que é mais importante para o aniversariante, que é VOCÊ, do jeito que você é, da forma que estiver. Passa pela rejeição do profano, sem adaptações mirabolantes, com respeito mas sem idolatrias onde se tenta colocar outra coisa no mesmo patamar de Deus. Passa pela renuncia ao consumismo, passa pela verdade, pelo caminho e pela vida.

Que Deus abençoe a todos e para não passar em branco, um Feliz Natal.

Lucas Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá,

Obrigado por comentar. Iremos avaliar o seu comentário para depois publicá-lo ou não. Não temos ninguém que faça a correção dos nossos textos, portanto, caso encontre algum erro, por favor, entre em contato que teremos o maior prazer em corrigi-lo.

Que Deus o abençoe!