quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Perguntas e respostas sobre Deus - 02

Não é fácil - FreePik

"Porque nunca vemos nenhum milagre realmente impossível de acontecer? Como algum amputado ter o braço regenerado? Porque essas coisas que realmente desafiam todas as leis naturais NUNCA acontecem?"


Mais um questionamento a respeito de Deus que resolvi parar para tentar responder de uma forma que todos, cristãos ou não, possam compreender. A pergunta acima tem como plano de fundo o vídeo: Por que você odeia deus (Parte 2/2) - The Atheist Experience, a pergunta do usuário Felicitor.

Fiquei imaginando o que seria um "milagre realmente impossível de acontecer". É bem verdade que muitos dos milagres atribuídos a Deus são internos como curas de câncer, tuberculose, AIDS, etc, e em muitos casos sem tratamentos médicos já em outros com. Entretanto, devemos nos atentar que mesmo aqueles milagres já testemunhados por outros irmãos como ressurreições, curas de doenças tidas como incuráveis, não fazem parte das grandes mídias. E mesmo se fizessem, se aparecessem ao vivo em um “Big Brother” da vida, muitos, muitos ainda assim não acreditariam mesmo. E será que Deus está realmente preocupado com “Um show de milagres”?


A maior das provas


No Antigo Testamento, vemos Deus aparecendo em nuvens, falando aos profetas, fazendo jorrar água da rocha. Entretanto, o povo de Israel vez ou outra se desviava dos caminhos do Senhor. Depois entramos na era dos juízes e reis, Sansão, Gideão, etc, que libertavam o povo israelita e lhes dava grandes vitórias. Mesmo assim o povo depois de um tempo mais uma vez se desviava dos caminhos. Então Deus enviou o seu filho, sendo esta uma forma diferente de ter contato com Ele (Deus), afinal de contas Jesus nada mais falou sobre o que precisávamos saber até então sobre a relação criador X criaturas. Sua vinda foi “Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (João 3:15), sendo assim a mais pura prova da existência de Deus.

Desta forma, por que Deus hoje faria milagres chamando a atenção do mundo mais uma vez se a maior de todas as provas já foi dada? Seria a regeneração de um membro maior que a travessia do mar? Seria maior do que a morte do seu filho? Seria maior do que o estrondo na queda das muralhas de Jericó? Seria maior do que Daniel na cova dos leões? Quem sabe maior do que a criação do universo? Não. A sua história de Deus conosco já tem um gran finale - ou seria um novo começo?


Acredito que Deus deve ter se cansado de tantas e tantas vezes ter mostrado ao seu povo (toda a humanidade) que Ele é Deus e sempre será. Se há 100 anos atrás um cinematográfico milagre tivesse ocorrido, hoje mesmo ainda assim teriam pessoas que duvidassem do feito. Se fosse a 30 anos e a TV tivesse mostrado, mesmo assim ainda teria gente a duvidar. Se fosse hoje em cadeia nacional em horário nobre, muitos ainda não acreditariam. Como posso afirmar isto? Hitler! Ainda hoje, mesmo com as ruinas dos campos de concentração, mesmo com fotos, vídeos e tudo mais sobre o holocausto ainda há pessoas que não acreditam em nada disso. E o que dizer do homem ir à lua? Minha mãe morreu sem acreditar nisso.

Deus determinou um tempo para que todos possam conhecer a verdade sobre a humanidade que foi explicada pelas palavras da Bíblia e finalizada pela vinda de seu filho Jesus Cristo. Um resumo disto você irá ler em Apocalipse – evidentemente sabendo da leitura poética e da interpretação correta de cada termo.

Pra quê? Para ser chamado para o “Programa do Jô”? Não!

Então não vejo um motivo para que Deus devesse sair em manchetes de jornais e em letras garrafais dizendo: “Olha, eu sou Deus, viu! Fui eu que lhes criei e em meu nome este amputado terá a mão restaurada.” Pra quê? Para ser chamado para o “Programa do Jô”? Não! Deus não precisa disso, não precisa de holofotes. Já mostrou a humanidade o seu poder e afinal de contas: “O justo vive pela fé.”(Habacuque 2, 4; Romanos 1,17; Gálatas 3,11; Hebreus 10,36).


“Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei.” (João 14:14)

FreePik
No título acima, temos uma das várias vezes que Jesus afirmou que nos basta pedir a Deus em seu nome e seremos atendidos. Entretanto, algumas considerações devemos fazer:

Se eu orar pedindo com toda a fé para que eu ganhe na loteria isto me fará ser sorteado? Não. O motivo: o que eu peço aqui é para o meu prazer. Então se eu orar pedindo com toda a fé para que eu ganhe na loteria e doe o prêmio aos pobres, isto me fará ser sorteado? Provavelmente não! Você deseja doar o prêmio por que se compadece do sofrimento dos pobres ou tem outra intenção? Se tem outra intenção não vai ganhar, se a sua intenção é o de ajudar mesmo, por trás de tudo isto temos Deus que sabe o que é melhor para todos nós. Então aqueles que seriam presenteados talvez não devam sair de sua pobreza por um ato seu. Ou talvez devam ficar assim por toda a sua vida, o que não cabe a nós julgar o que eles fizeram para ficar assim, e nem ao menos julgar Deus por permitir isto. O máximo que podemos fazer é ajudá-los seja em oração ou levando uma palavra de conforto (Você pode ver como um trabalho assim é feito acompanhando o Diário de um evangelista aqui no blog - partes 0; 1; 2).

Podemos também perceber que a maioria dos milagres que Jesus realizou tiveram uma pergunta ou comentário do tipo: “Vai, a tua fé te salvou” (Marcos 10:52). Vejamos alguns versículos:

Eu lhe digo a verdade, SE VOCÊ TEM FÉ E NÃO DUVIDAR, não só você pode fazer o que foi feito à figueira, mas também você pode dizer a esta montanha: 'Vai, atira-te ao mar', e ele vai ser feito. SE VOCÊ ACREDITAR, você receberá tudo o que pedirdes na oração.” (Mateus 21:21)
Porque em verdade, vos digo que, SE TIVERDES FÉ como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e ele passará, e nada vos será impossível para você.” (Mateus 17:20)

Podemos observar que o preceito de ser atendidos é “ter fé”. Agora pergunto: O quanto anda a nossa fé? Será que nós nos dias de hoje temos esta fé como as que tinham os apóstolos nos tempos de Jesus?

Pergunte a qualquer pessoa sobre qual o tamanho de sua fé e ele poderá lhe dizer que é “tão grande como meu Deus pois Ele é o Deus do impossível.” Depois fale: "Pois se acredita mesmo, se tem mesmo fé, ore para que neste momento chova" – estando um dia ensolarado e sem nuvens. Com certeza veremos no olhar de quem perguntamos, a fé balançar. Então um dos problemas nesta questão está intimamente ligado a que nos falta, sejam pastores, irmãos, diáconos, presbíteros, etc. E acima de tudo tem a permissão ou não de Deus naquele ato. Não podemos simplesmente comprar fogos e sair por aí anunciando milagres, estes acontecem somente com o consentimento de Deus e não cabe a nós julgarmos os seus atos.

A glória de Deus manifestada

Meu testemunho não é lá grande coisa. Mas ao ver outras pessoas falarem de como Deus mudou a sua vida eu me pergunto: "Porque este teve que sofrer tanto até chegar aqui?" Se você é cristão, já deve ter visto ou ouvido falar de Nick Vujicic. Nick é um grande pregador do evangelho e palestrante motivacional. Suas pregações falam principalmente do amor que Deus tem para as pessoas. Se você acha que não ter um membro é problema e motivo para negar a Deus, assista ao vídeo abaixo:


E se acha que isso é tudo. Veja este outro e decubra que não ter membros não é justificativa para negar a Deus. E mesmo tendo alguma limitação física ou espiritual, Deus ama muito a todos e só espera receber em troca o que lhe deu de graça.




O amor como um comparativo

FreePik
Um dos questionamentos também abordou o amor. A ideia é bastante simples. Não se acredita em Deus pois não podemos vê-lo. Entretanto, não vemos o amor, mas sabemos que Ele existe pois o sentimos e assim é Deus.

Confundindo ainda mais os seus próprios corações alguns alegam que o amor é um sentimento, portanto não podemos igualar Deus a um sentimento, já que a afirmação de que Deus é o criador de todas as coisas é maior do que um sentimento.

Parece meio confuso, mas vou tentar explicar melhor a situação de poder provar a existência de Deus através da comparação com o amor.

Quando alguém nos falou pela primeira vez sobre amor com toda certeza ficamos confusos. Quantos não falaram: “Eu, me casar? Nem morto!” E hoje estão casados há anos. Mas o que mudou? Simplesmente o “sentir” amor. Acredito que uma prerrogativa para se acreditar em Deus é senti-lo. Mas não é por que não o sinto, que Ele não exista. Vejamos. Existem pessoas que não acreditam no amor. Acreditam fielmente que o amor não existe pois nunca se apaixonaram verdadeiramente. Já outras pessoas não acreditam no amor por terem tido decepções amorosas o que machucaram tanto que não querem mais sentir isto novamente. Então temos dois grupos distintos: o primeiro nunca sentiu amor; o segundo sentiu mas se decepcionou. Mas veja que em ambos os casos o amor existe.

Podemos então fazer um comparativo com Deus. Há pessoas que simplesmente nunca sentiram a sua presença. Já outros se decepcionaram e assim, não acreditam que Ele exista. Então “acham” contradições na Bíblia, acreditam que por ler a Bíblia já sabem de tudo sobre Deus, já outros por lerem versículos isolados como o que mostra Deus mandando matar crianças e mulheres grávida acreditam que isto não é coisa de um Deus de amor e por aí vai.

Não sei porque algumas pessoas não sentem a presença de Deus. Talvez por estarem irem procurar no lugar errado, ou simplesmente não olhar ao seu redor já que Deus está em todo o lugar, em todas as boas ações mas principalmente em nossos corações.


Conclusão com a ajuda de alguns irmãos

Procurei diversos irmãos em Cristo e fiz a seguinte pergunta: “Porque Deus não restaura uma mão amputada? A grande maioria respondeu que Deus já tinha feito o que deveria fazer de grandes milagres e cabia a nós agora acreditar por fé. E isto me deixou feliz pois compartilho da mesma visão. Duvidar da existência de Deus só porque Ele não aparece no horário nobre ou em um programa de TV onde os participantes teriam como prêmio a sua mão ou perna restaurada, não elimina em nada a existência de Deus.

Sei que muitos céticos vão achar todo o texto uma besteira, que estas coisas sobre Deus foram escritas por um fanático religioso. Entretanto, tão bem quanto seu sei e confirmo a existência de Deus, sei que para alguns estas palavras faram a diferença.

Espero ter respondido mais um questionamento e em breve teremos mais perguntas para enriquecer o nosso conhecimento sobre Deus.

Ajude um amigo. Divulgue este texto.

Lucas Filho.

Um comentário:

  1. Paz do Senhor! O amor de jesus é infinito por cada um de nós. Creio que não existe milagre maior que o de restaurar uma vida que estava totalmente perdida aos olhos do mundo. Com certeza restituir um membro amputado seria maravilhoso, mas uma vida é a coisa mais complexa que existe. Só Jesus pode transformar um pecador em um filho de Deus, só Ele pode salvar, só Ele pode sondar nossa mente ,nosso coração, a nossa alma e restituir uma vida destruída pelas mãos do inimigo.Eu sou uma prova real que Jesus pode tudo!!!

    ResponderExcluir

Olá,

Obrigado por comentar. Iremos avaliar o seu comentário para depois publicá-lo ou não. Não temos ninguém que faça a correção dos nossos textos, portanto, caso encontre algum erro, por favor, entre em contato que teremos o maior prazer em corrigi-lo.

Que Deus o abençoe!