quarta-feira, 3 de outubro de 2012

O Peregrino - uma história que mudará a sua vida

Divulgação

Hoje "encontrei" no desktop do meu computador um ícone de um arquivo compactado. Não sabendo direito do que se tratava, resolvi abrir o arquivo. E, para a minha grande surpresa e felicidade, o arquivo era uma versão digital do livro O Peregrino de John Bunyan.

John Bunyan 


Ele continuamente ouvia vozes alertando-o a "vender Cristo," e era torturado por temerosas visões. Depois de severos conflitos espirituais ele escapou desta condição e se tornou um entusiástico e assegurado devoto. Ele foi recebido na igreja Batista em Bedford por imersão no rio River Great Ouse em 1653. Em 1655 ele se tornou um diácono e começou a pregar, com marcante sucesso desde o início. [1]



O Peregrino [2]

A História narra a saga de "Cristão" (o nome do personagem principal) que resolve sair da "cidade da Destruição" seguindo o conselho do "Evangelista" (também nome de outro personagem).
"...provavelmente o livro mais lido do idioma inglês e o traduzido em mais línguas que qualquer outro livro exceto a Bíblia. O encanto da obra é atribuída ao interesse de uma história onde a intensa imaginação do escritor cria personagens, incidentes, e cenas vivas na mente de seus leitores como coisas conhecidas e relembradas por eles mesmos, em seus toques de ternura e humor, em sua impressionante e comovente eloqüência, e em seu puro Inglês idiomático." - Wikipédia

Um livro fascinante, com linguagem bem envolvente, rico em diálogos inteligentes - coisa rara . Não me detive em copiar o capítulo 5 no qual "Cristão" encontra-se com "Intérprete" que o ensina sobre algumas mazelas do mundo. Acompanhe a leitura abaixo, e se desejar ler os versículos da Bíblia indicados no texto, os mesmo se encontram ao final da postagem:
Pôs-se Cristão a caminho com muito ânimo, e dentro de pouco tempo, chegava à casa de Intérprete. Bateu à porta repetidas vezes, até que lhe perguntaram quem era.
Cristão – Sou um viajante enviado por um conhecido do dono desta casa, a fim de saber coisas proveitosas. Desejava, portanto, falar ao dono da casa.
Este apareceu imediatamente, e dirigindo-se ao viajante, perguntou-lhe:
Intérprete – Que pretendes?

Cristão – Senhor, eu venho da cidade da Destruição e dirijo-me para o monte Sião. O homem que está à porta da entrada do caminho disse-me que eu devia passar por esta casa, e que me ias mostrar muitas coisas excelentes e proveitosas para a minha viagem.
Intérprete – Podes entrar. Serão cumpridos os teus desejos.

Em seguida ordenou a um de seus criados que acendesse uma luz, e tomando pela mão o viajante, introduziu-o numa sala. Abriu depois uma porta, e Cristão viu, pregado na parede, o retrato duma personagem grave e majestosa dos livros na mão e a lei da verdade escrita nos seus lábios; voltava as costas ao mundo, e estava na atitude de instar com os homens;
uma coroa de ouro estava pendente sobre a sua cabeça. Dirigindo-se a Cristão, que não percebia o que significava aquele quadro, disse-lhe:

Intérprete – Este é um entre mil. Este pode tomar para si aquelas palavras do Apóstolo: “Porque, ainda que tenhais dez mil aios em Cristo, não tereis, todavia, muitos pais; pois eu sou o que vos gerou em Cristo pelo Evangelho. Filhinhos meus, por quem eu de novo sinto as dores de parto.” (I Coríntios 4:15; Gálatas 4:19). E o apresentar-se com os olhos levantados para o céu, o melhor dos livros na mão, e lei da verdade escrita em seus lábios, é para te mostrar que se ocupa em conhecer e explicar coisas obscuras para os pecadores; e por isso está de pé, na atitude de quem trata de convencê-los. Tem o mundo atrás das costas, e uma coroa de ouro pendente sobre sua cabeça para te significar que, desprezando e fazendo pouco caso das coisas deste mundo, por causa do serviço do seu Senhor, terá como recompensa, no século futuro, uma coroa de glória. Principiei por te mostrar este quadro, porque a personagem aqui representada é a única autorizada pelo Senhor do lugar para onde te diriges, para te guiar em todos os passos difíceis que hás de encontrar no teu caminho.

Não te esqueças do que te ensinei nem do que viste, porque talvez encontres na tua viagem alguém que, inculcando-se guia, te queira encaminhar para a morte.

Depois pegou-lhe na mão e conduziu-o a uma sala cheia de poeira, porque nunca fora varrida, e, tendo ordenado a um dos criados que a varresse, levantou-se tal nuvem de poeira que Cristão ia ficando sufocado. Disse Intérprete então a uma jovem, que os acompanhava, que borrifasse a casa com água, e assim pôde varrer-se a casa sem dificuldade.

Cristão – Que significa isto?

Intérprete – A sala representa um coração que nunca foi santificado pela doce graça do Evangelho; a poeira é o pecado original e a corrupção interior, que contamina todos os homens; o que principiou a varrer é a lei, e a jovem que trouxe a água e borrifou a sala é o Evangelho. Certamente notaste, quando o primeiro começou a varrer, que se levantou tanto pó que foi absolutamente impossível continuar, e estiveste quase a ser asfixiado: isto significa que a lei, em lugar de limpar os corações do pecado, fá-lo reviver cada vez mais (Romanos 7:9), dá-lhe força (I Coríntios 15:16), e fá-lo medrar na alma (Romanos 5:20), ao mesmo tempo que o denuncia e o prescreve, sem dar a força necessária para o vencer. O fato de ter sido possível varrê-lo e limpá-lo depois de o ter a jovem regado, significa que, quando o Evangelho entra no coração, vence e subjuga o pecado com a sua doce e preciosa influência. Limpa a alma que nele crê e torna-a digna de ser habitada pelo Rei da Glória (João 15:3; Romanos 3:25-26; Efésios 5:26; Atos 15:29).

Vi mais em meu sonho, que o Intérprete tomou, em seguida, a mão do Peregrino e conduziu-o a um pequeno quarto onde estavam dois meninos sentados; o mais velho chamava-se Paixão e o mais novo Paciência; o primeiro estava muito inquieto, e o segundo muito sossegado. Aquele, disse Intérprete, não se resigna a esperar, até ao princípio do ano futuro, pela posse das coisas que mais estima, como lhe aconselha o seu preceptor; queria possuí-las já, e como não pode consegui-lo, está inquieto. Paciência, porém, resigna-se e espera.

Naquele momento vi entrar um homem com um saco de dinheiro, que colocou aos pés de Paixão. Este recebeu-o com grande interesse e alegria, dirigindo a Paciência um sorriso de escárnio, mas a sua alegria foi pouco duradoura, porque o dinheiro depressa se gastou; nada mais restou a Paixão do que uns miseráveis andrajos.

Intérprete – Paixão é a imagem dos homens deste mundo, e Paciência a dos homens do século futuro. Paixão quer possuir e gozar tudo agora, neste mesmo ano, isto é, neste mundo, à semelhança dos homens que querem gozar tudo quanto se lhes afigura melhor, e nada desejam para o mundo futuro, ou para a outra vida. O conhecido provérbio – mais vale um pássaro na mão que dois voando, é para eles de muito mais valor do que todos os
testemunhos divinos acerca da felicidade futura. E que lhes acontece? Assim como a Paixão só ficaram uns andrajos depois de gasto o dinheiro, assim a eles sucederá.

Cristão – Compreendo perfeitamente que Paciência é muito mais sensato: 1º. Porque aspira as coisas mais excelentes, e 2º porque há de gozá-las e ter nelas a sua glória, quando aos outros só restarem andrajos.

Intérprete – E, ao que disseste, deves acrescentar que a glória do século futuro será eterna, enquanto que os bens deste século se dissipam como fumo. Quem tem incontestável direito para se rir de Paixão é Paciência: porque terá finalmente a sua felicidade, ao passo que Paixão a tem agora. O primeiro há de ceder necessariamente o campo ao último, enquanto que este a ninguém terá que ceder, porque ninguém se lhe segue. O que recebe o seu quinhão do presente gasta-o no tempo, até que nada lhe reste, e o que o recebe no final conserva-lo-á para sempre, porque não há haverá mais tempo em que possa gastá-lo.

Assim como dito ao rico avarento: “Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e que Lázaro não teve senão males; mas por isso está ele agora consolado e tu em tormentos.” (Lucas 16:25).

Cristão - Visto isso, percebo que é melhor não cobiçarmos as coisas presentes, e ter esperança nas futuras.

Intérprete - Assim é: “As coisas que se vêem são temporais, mas as que se não vêem são eternas” (II Coríntios 4:18). Acontece, porém, que, havendo grande afinidade entre as coisas presentes e os nossos apetites carnais, prontamente se tornam amigos; o que não sucede com ais coisas futuras, que tão longe estão do sentido da carne (Romanos 7:15-25).

Versículos

Romanos 7:9
E eu, nalgum tempo, vivia sem lei, mas, vindo o mandamento, reviveu o pecado, e eu morri.

I Coríntios 15:16
Porque, se os mortos não ressuscitam, também Cristo não ressuscitou.

Romanos 5:20
Veio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça;

João 15:3
Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado.

Romanos 3:25-26
Ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus;
Para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus.

Efésios 5:26
Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra,

Atos 15:29
Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos, e do sangue, e da carne sufocada, e da prostituição, das quais coisas bem fazeis se vos guardardes. Bem vos vá.

Romanos 7:15-25
Porque o que faço não o aprovo; pois o que quero isso não faço, mas o que aborreço isso faço.
E, se faço o que não quero, consinto com a lei, que é boa.
De maneira que agora já não sou eu que faço isto, mas o pecado que habita em mim.
Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; e com efeito o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem.
Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço.
Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim.
Acho então esta lei em mim, que, quando quero fazer o bem, o mal está comigo.
Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus;
Mas vejo nos meus membros outra lei, que batalha contra a lei do meu entendimento, e me prende debaixo da lei do pecado que está nos meus membros.
Miserável homem que eu sou! quem me livrará do corpo desta morte?
Dou graças a Deus por Jesus Cristo nosso Senhor. Assim que eu mesmo com o entendimento sirvo à lei de Deus, mas com a carne à lei do pecado.


Romanos 7:9
E eu, nalgum tempo, vivia sem lei, mas, vindo o mandamento, reviveu o pecado, e eu morri.

I Coríntios 15:16
Porque, se os mortos não ressuscitam, também Cristo não ressuscitou.

Romanos 5:20
Veio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça;

João 15:3
Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado.

Romanos 3:25-26
Ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus;
Para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus.


Efésios 5:26
Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra,

Atos 15:29
Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos, e do sangue, e da carne sufocada, e da prostituição, das quais coisas bem fazeis se vos guardardes. Bem vos vá.

Romanos 7:15-25
Porque o que faço não o aprovo; pois o que quero isso não faço, mas o que aborreço isso faço.
E, se faço o que não quero, consinto com a lei, que é boa.
De maneira que agora já não sou eu que faço isto, mas o pecado que habita em mim.
Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; e com efeito o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem.
Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço.
Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim.
Acho então esta lei em mim, que, quando quero fazer o bem, o mal está comigo.
Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus;
Mas vejo nos meus membros outra lei, que batalha contra a lei do meu entendimento, e me prende debaixo da lei do pecado que está nos meus membros.
Miserável homem que eu sou! quem me livrará do corpo desta morte?
Dou graças a Deus por Jesus Cristo nosso Senhor. Assim que eu mesmo com o entendimento sirvo à lei de Deus, mas com a carne à lei do pecado.


Com certeza uma história que vai mudar a sua visão sobre Deus.


[1] - Mais sobre John Bunyan
[2] - O Peregrino - Download do livro (recomendo)
O Peregrino - O Filme (para quem não gosta de ler)

2 comentários:

  1. O que seria a lei da verdade escrita em seus lábios?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Lei da verdade" diz respeito a "Palavra de Deus", a Bíblia. Veja:
      " E o apresentar-se com os olhos levantados para o céu, [o melhor dos livros na mão, e lei da verdade escrita em seus lábios, é para te mostrar que se ocupa em conhecer e explicar coisas obscuras para os pecadores"]

      Então, quem conhece a "Palavra de Deus", esta está nos lábios pronta para "...explicar coisas obscuras para os pecadores".

      Espero ter ajudado.

      A paz.

      Excluir

Olá,

Obrigado por comentar. Iremos avaliar o seu comentário para depois publicá-lo ou não. Não temos ninguém que faça a correção dos nossos textos, portanto, caso encontre algum erro, por favor, entre em contato que teremos o maior prazer em corrigi-lo.

Que Deus o abençoe!