sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Ler a Bíblia é para os fracos!

Sempre achei maravilhoso quando alguém me fala que já leu toda a Bíblia. Confesso que um pouquinho de inveja batia em meu coração. Entretanto, nos últimos dias descobri que, ler a Bíblia é para fracos. Ler uma Bíblia comentada é outra história.

Minha esposa me presenteou antecipadamente o meu presente de aniversário (que é em março) Minha querida EU TE AMO.

Ela me deu uma Bíblia comentada e resolvi escrever aqui um pouco sobre as características da mesma.

Não estou aqui querendo fazer nenhum tipo de propaganda, embora tenha várias outras neste perfil, mas este tipo de Bíblia me chamou a atenção por seu conteúdo extra, pois além do comum - a Bíblia em si, traz comentários, mapas, quadros, introduções, concordâncias bíblicas para estudos e muitas outras ferramentas para quem deseja realmente aprender sobre a Palavra de Deus. Acho indispensável que todos os cristãos tenha uma dessas para consultas.

Ao abrir a Bíblia de estudos, me deparei com a seguinte situação:

Veja que o assunto da Bíblia ocupa cerca de 10% desta página - nem todas são assim. O que temos depois são referências e comentários.
A indicação que destaquei em vermelho é usada para lhe informar em qual outro versículo está escrito sobre o mesmo assunto ou termo. O mais interessante é que a Bíblia foi escrita por pessoas em datas e locais distintos, mas ao unir todos os livros - obtendo assim o que hoje chamamos de Bíblia, temos estas ligações textuais.

Já a indicação em laranja, nos leva ao comentário do autor sobre alguma palavra, frase ou expressão citada no texto. Observe que, praticamente para cada versículo há uma explicação.

E por fim, a indicação em azul mostra que uma única palavra pode ter uma explicação própria bem como a mesma também pode ter sido escrita em outros versículos.


Esta Bíblia em questão tem 17,2 x 23,5cm. Distribuída em "apenas" 2048 páginas. E seguindo o plano de estudos proposto, em aproximadamente 03 anos você terá lido e compreendido - apenas o Novo Testamento.


Então, da próxima vez que você desejar realmente ler a Bíblia, recomendo uma Bíblia de estudos. E quando alguém lhe falar: "Eu já li toda a Bíblia..." pergunte: "Mas comprendeu?...Foi uma de estudos?" Se a resposta for positiva para ambas as perguntas abraçe este cristão e lhe parabenize.


Imagem: Bíblia de estudos MacArthur. Barueri, SP. Sociedade Bíblica do Brasil, 2010.  pg.: 1731


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá,

Obrigado por comentar. Iremos avaliar o seu comentário para depois publicá-lo ou não. Não temos ninguém que faça a correção dos nossos textos, portanto, caso encontre algum erro, por favor, entre em contato que teremos o maior prazer em corrigi-lo.

Que Deus o abençoe!