segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Livro afirma que satanás trabalha para Deus perseguindo os pecadores

O pesquisador americano Henry Ansgar Kelly escreveu um livro intitulado “Satã: Uma Biografia” no qual garante que a história do demônio registrada nos textos bíblicos foi deturpada ao longo dos tempos. Segundo o pesquisador o Diabo não seria assim tão ruim quanto é descrito e a “difamação” começou nos primeiros séculos do cristianismo, por obra de patriarcas da Igreja.

Para Kelly que é professor emérito da Universidade da Califórnia, a Bíblia revela que o demônio era uma espécie de “empregado de Deus”, uma entidade moralmente correta, encarregada de perseguir e acusar os pecadores. Segundo a teoria do pesquisador no século 2 os pais da Igreja, ao interpretar o episódio bíblico de Adão e Eva no jardim do Éden, associaram-no à imagem da traiçoeira serpente transformando-o em inimigo de Deus.

O jornalista Álvaro Oppermann escreveu um artigo sobre o livro para a revista Superinteressante, no qual fala que uma proposta de visão menos maniqueísta do Diabo, como a descrita por Henry Kelly e outros autores modernos, parece estar em sintonia com o conceito de “mal” observado em algumas religiões como o budismo e o hinduísmo.

Oppermann falou também da visão do diabo defendida pela crença islâmica, segundo a qual todos os recém-nascidos são tocados pelo diabo na hora do nascimento para que, mais adiante na vida, possam fazer a escolha que bem entenderem entre o certo e o errado. Segundo o jornalista na visão do diabo na crença islâmica ele não é nem de longe tão maléfico e assustador quanto seu equivalente cristão.

Fonte: Gospel+

2 comentários:

  1. Bom...
    Vamos ver se entendi:
    Se o diabo não é tão ruim assim, e se ele é um mero cumpridor de
    ordens, então deveríamos ser gratos a Deus todas as vezes em que o
    diabo se prendesse ao nosso calcanhar.

    Ora! Creio não ser possível mensurar, numa escala de maldade, a
    afirmação "menos maniqueísta", relativas ao diabo, feita pelo autor
    dos comentários acima.
    É fato que Deus utiliza quem, e o que quer para corrigir Seus filhos,
    mas, estabelecer esse ponto como sendo um fundamento da personalidade
    do diabo é extremamente perigoso. Se passássemos a ver o diabo como um
    servo de Deus, então deveríamos tratá-lo com as honrarias que todo
    servo de Deus merece.

    A declaração final a respeito desse ser (o diabo) é: "Ele está
    condenado a queimar eternamente nas profundezas do inferno". E essa
    sentença foi emanada por Deus.

    Pr. Magalhães - pastor presidente da Igreja Evangélica Comunidade da
    Graça de Guaratinguetá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pr. Magalhães,

      É realmente algo que pode confundir muitos mesmo. O senhor bem escreveu: "Se o diabo não é tão ruim assim, e se ele é um mero cumpridor de ordens, então deveríamos ser gratos a Deus todas as vezes em que o diabo se prendesse ao nosso calcanhar." Isto pode levar alguns a acreditarem que o nosso maior inimigo também pode ser digno de veneração. Afinal de contas ele "trabalha para Deus."

      Não acredito nisso. Acredito sim que ste mundo pertence a ele - Satanás, e o que devemos fazer é nos dedicar à Deus para conseguirmos a vida eterna junto a Ele.

      Os problemas que passamos, são apenas provações - permitidas por Deus, para que possamos crescer espiritualmente e assim termos o direito de estar com Ele no futuro.

      Obrigado por comentar.

      Fique na paz de Deus.

      Excluir

Olá,

Obrigado por comentar. Iremos avaliar o seu comentário para depois publicá-lo ou não. Não temos ninguém que faça a correção dos nossos textos, portanto, caso encontre algum erro, por favor, entre em contato que teremos o maior prazer em corrigi-lo.

Que Deus o abençoe!